
As piores bandeiras brasileiras
- 8 de dezembro de 2017
- comments
- Jotapê Jorge
- Publicado em MIMIMILLENNIAL
- 3
O nacionalismo está em moda no Brasil e no mundo. O que é terrível. Não apenas porque este ideário foi responsável por algumas das maiores atrocidades dos séculos 19 e 20. Mas porque, no caso específico do Brasil, a bandeira nacional é muito feia. Os patriotas que não me levem a mal, mas nada que misture azul, verde, amarelo e branco pode ser bonito. Além disso, há um lema na bandeira — e um bem pachola. Bandeiras foram feitas para ficar em mastros. Você já tentou ler algo pendurado num mastro?
O pior é que as bandeiras estaduais também são uma lástima. É por isso que, num esforço de conscientização, a JEGUE (Jotapê Estatística Guiada Unificada e Enteligente) preparou um ranking das piores bandeiras dos estados brasileiros. Começando da menos pior até o fundo do poço temos:
Hors concours-São Paulo
Não se engane, a bandeira paulistana é uma lástima. Cópia mal ajambrada da dos EUA, feita em cinco cores taciturnas e melancólicas e, mesmo assim, mais cafona que a nacional. Só está nesta categoria porque aparece com proeminência no escudo do glorioso Sport Club Corinthians Paulista. E nada que apareça no escudo do Timão pode ser realmente julgado
26-Pará
Talvez a melhor entre as piores. Ao vê-la afloram sentimentos de orgulho, responsabilidade cívica e a memória de Joelma e Ximbinha. Poderia ser adotada por alguma nação. Particularmente uma daquelas falidas do Caribe.
25-Rondônia
Eu gosto da bandeira deste estado. Embora siga a tendência do azul, verde, amarelo e branco, é bonita, simples, minimalista. Praticamente um sonho de designer. Como a do Pará, também poderia ser adotada por um país. Um país de terceiro mundo, claro.
24-Distrito Federal
Parece o logo de uma empresa estatal daquelas bem corruptas, o que me parece uma excelente analogia para o estado das coisas na nossa capital federal.
23-Acre
A bandeira do Acre também é simples, o que sempre ganha pontos entre vexologistas. Além disso, é uma excelente alternativa de bandeira nacional caso a Venezuela nos invada e instale um governo bolivariano em Brasília.
22-Tocantins
Poderia ser uma bandeira nacional… Mas parece mais a bandeira de algum partido político demagogo, de um culto como a cientologia ou, talvez em última hipótese, a de uma empresa de pirâmide.
21-Amazonas
Outra que tenta imitar a dos EUA, mas fica no meio do caminho, o que me parece um bom compromisso. E tem essa miríade de estrelas mal colocadas, como se um bêbado escolhesse aleatoriamente. Nota 4/10.
20-Bahia
Esta bandeira parece ter sido feita por uma criança de baixo QI que viu uma foto da bandeira dos EUA uma vez numa foto há muito tempo e não se lembra muito bem.
19-Paraíba
Pergunte para qualquer flamenguista: o vermelho e o negro são clássicos desde Standhal. Perde pontos por ter coisas escritas nela. Quado eu era moleque, sempre lia “nêgo”.
18-Paraná
Pobre Paraná. Sua bandeira também parece saída do desenho de uma criança, com seu brasãozinho infantil onde lê-se candidamente “Paraná”. Talvez para os outro estados da federação lembrarem que eles existem.
17-Mato Grosso do Sul
Outra que poderia até passar como a bandeira de um país em desenvolvimento. Não é terrível. Mas também não é muito bom.
16-Rio Grande do Norte
Não chega a ser uma bandeira feia, mas esse brasão no centro….
15-Alagoas
É uma bandeira bem… Meh. Nem bonita, nem feia. Nem chamativa, nem memorável, e neste sentido representa bem seu estado. Perde pontos, no entanto, pelo brasão feio no meio.
14-Maranhão
Eu não sei muito bem o que dizer dessa bandeira. Para além da imitação fajuta da bandeira americana, parece que há algo fora de lugar nela… Deixe-me pensar. Ah, sim, claro. São essas listras pretas bizonhas.
13-Roraima
Eu não esperava nada do estado de Roraima e o estado de Roraima não me decepcionou.
12-Amapá
Ganha um dez pela ideia e um 0 redondo pela execução. Nota final: uma bosta.
11-Espírito Santo
Rosa… Rosa? Sério? Quais outras bandeiras você conhece que usam rosa? Rosa está ótimo para o estandarte de uma escola de samba, mas para uma bandeira? Tsc, tsc. E, ainda por cima, tem o pior lema entre os estados, apenas dois verbos sem conexão. Poderia ser “agita e rebola” que faria o mesmo sentido.
10-Santa Catarina
A bandeira de Santa Catarina faz duvidar seriamente da sanidade mental de seu autor…
9-Rio de Janeiro
Parece a bandeira de um iate clube falido em Itanhaém.
8-Rio Grande do Sul
Os gaúchos deveriam se envergonhar de andar com esta porcaria para baixo e para cima. Para além da terrível combinação de cores — e não me venham dizer que azul, vermelho e amarelo combinam — o pendão riograndense ainda leva um escudo no meio, e circundado por uma bola branca.
7-Ceará
Sabe como deixar tenebrosa bandeira nacional ainda mais feia? Simples: basta colocar um brasão horrendo e ilegível no centro da coisa toda. Circundado por uma bola branca!
6-Mato Grosso
Poderia ser a bandeira de um estado, poderia ser a do xerife de Nottingham…
5-Minas Gerais
Para além do lema (impressionante como, num país de analfabetos funcionais, tantas bandeiras decidam usar este subterfúgio) é apenas a droga de um triângulo num fundo branco. Preguiça?
4 e 3 -Goiás e Sergipe
Gostaria de colocá-las em posições diferentes, mas, vamos e convenhamos, elas são a mesma bandeira feia. Só não vê quem não quer.
2-Piauí
Quase leva o caneco por juntar amarelo, azul, branco e verde, ser a cópia dos EUA e ainda um lema totalmente ilegível. Tá de parabéns!
1-Pernambuco
Sério, olhem essa porcaria. Olhem. Essa. Porcaria. A bandeira de Pernambuco foi definitivamente desenhada por uma criança de pré-escola. Uma que tinha acabado de aprender sobre coisas da natureza (leia com voz infantil: estrela, sol, arco-íris) e que, para além de não sabe-los desenhar muito bem, não conseguia se decidir quais colocar em seu projeto de arte. Simplesmente tenebroso.
Jotapê Jorge nunca dá bandeira. Ele escreve aqui toda a sexta, exceto quando se esquece, e também no twitter.
Sobre o autor
Queria ganhar a vida escrevendo, mas descobriu que não sabia usar à crase.