
O Ganso Muito Prestativo, ilustração de James Thurber
O Ganso Muito Prestativo, ilustração de James Thurber
O GANSO MUITO PRESTATIVO
Uma fábula de James Thurber
Não muito tempo atrás existia um ganso muito gentil. Ele era dedicado, refinado e alinhado e passava a maior parte do tempo cantando para sua mulher e seus filhos.
Um dia alguém o viu perambulando pra cima e pra baixo no quintal e cantando convencido, “sou um ganso muito prestativo…”.
Uma velha galinha escutou aquilo de orelhada, esperou o marido dela chegar ao galinheiro e comentou: “Ele falou alguma coisa sobre ser subversivo…”.
“Eu sempre suspeitei disso”, respondeu o galo e, no dia seguinte, saiu pelo quintal dizendo pra todo mundo que o ganso muito gentil era na verdade um pássaro muito perigoso, praticamente um gavião em pele de ganso.
Uma pequena galinha marrom lembrou certa vez na floresta quando avistara, de uma grande distância, o ganso conversando com alguns gaviões. “Aquilo não podia ser nada bom”, ela disse.
Um pato recordou que uma vez o ganso disse a ele que não acreditava em nada. “Ele disse até ‘que se dane a bandeira!’ ”, contou o pato.
Uma galinha-da-angola relembrou uma vez em que percebera alguém muito parecido com o ganso jogando alguma coisa que era muito parecida com uma bomba. Finalmente, todos pegaram paus e pedras e desceram o caminho da casa do ganso.
Ele estava perambulando pelo quintal e cantando para sua mulher e filhos.
“Lá está ele!”, todos gritaram. “Amigo de gaviões! Infiel! Inimigo da pátria! Terrorista!”
Aí todos caíram em cima dele e o mandaram pra fora do país.
Moral: toda pessoa que você ou sua mulher acharem que pode derrubar o governo pela força deve ser expulsa do país.
James Thurber foi um cartunista, humorista, jornalista e dramaturgo americano. Foi colaborador da revista “The New Yorker” desde o começo da publicação até sua morte (dele, revistas costumam ser mais longevas). A fábula acima é do livro “Fables for our time“. A tradução é do Aran.
Edson Aran faz números de sapateado e é autor do best-seller "As incríveis aventuras sexuais de Jesus Cristo" (inédito).